Um amigo secreto de desenho

domingo, 12 de abril de 2020

Com a quarentena e o isolamento social, tive a ideia de realizar um amigo secreto de desenhos. Lancei a ideia nas minhas redes sociais e, para minha surpresa, 27 pessoas toparam.

A proposta era fazer um desenho de um lugar ou cantinho da casa, de um objeto ou outro tema e mandá-lo por e-mail para alguém conhecido ou não, com alguma mensagem. Podia ser um poema, uma reflexão, receita, letra de música... Com esse cartão-postal virtual, queria conectar pessoas diferentes através de algo simples.

Sei que cada um vivenciou a brincadeira de uma forma diferente. Para mim, dedicar um tempo a uma outra pessoa, pensar no que seria desenhado, desenhar e escrever a mensagem me deu uma sensação de concretude e esqueci das ansiedades acumuladas. Receber o desenho da minha amiga também foi um alento, literalmente senti o gosto do bolo de abacaxi com canela e por um momentinho compartilhei o café da tarde com sua família. E aproveitei pra pedir a receita do bolo, claro.

Para que os participantes pudessem ver os desenhos uns dos outros, reuni todos nesse post. Alguns usaram tinta, lápis de cor ou fizeram colagens e bordado em papel. Teve gente que fez mais de um desenho, ou que também mandou para outras pessoas além do seu amigo secreto. Alguns desenharam um local da própria casa, outros dedicaram-se a temas relacionados ao amigo e até mesmo a motivos mais abstratos. Ah, e o Gabriel Rosa fez um vídeo muito legal sobre o desenho no seu canal do Youtube, que você pode assistir clicando aqui.

A proposta foi feita para todos, pra quem se dedica ou não ao desenho. Para mim, todo mundo sabe desenhar, mesmo que acredite que não. Como diz um amigo querido e colega de trabalho, se você sabe escrever, você sabe desenhar. E se você não sabe escrever, sabe desenhar. É fato: todo mundo sabe! A gente só precisa chacoalhar a vergonha e experimentar. Se você participou achando que não sabia desenhar, tenho uma surpresa: você desenha muito!

É legal perceber que o sucesso da brincadeira não está em ter habilidades técnicas de desenho, mas sim no comprometimento, na generosidade e dedicação dos participantes. Mesmo que alguns possuam temas comuns, os desenhos são diferentes entre si, e cada um conta uma história. Eu fiquei maravilhada!

Infelizmente não consigo contar as histórias dos desenhos que conheço, nem compartilhar as imagens daquilo que serviu de inspiração devido ao volume de informação. Por isso optei por publicar apenas os desenhos. Alguns têm títulos, estão indicados entre aspas. Fica o convite para você apreciá-los e imaginar histórias possíveis. Para vê-los em tamanho maior, basta clicar nas imagens. Aproveite!

Ana Cecília Boal
Ana Gomes
Ana Paula Bertho
Angélica Brotto - "A dança das papoulas"
Bel Franke
Carol Quadros
Cesar Abreu
Cesar Abreu
Daiana Inocente
Flávia Ramos
Isabel Lapa
Kátia Fialho
Laleska Vieira
Lucy Aluizio
Marcelo Ramos
Marcos Wagner
Natália Moraes Silva
Pauline Kisner
Pedro H. Souto Alvares
Pedro H. Souto Alvares
Pétala Augusto
Ruth Almada
Gabriel Rosa
Priscilla Souza - "Cuidados da memória"
Sônia Regina
Thamara Emilia
Thamara Emilia
Thamara Emilia
Vitor Moraes
Lana Maciel - "Um pássaro me falou da sua solidão"
Carina Prado
Marina Seif








Será que faço uma segunda edição?

7 comentários:

  1. Foi incrível bem! Tô aqui esperando a segunda edição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oh! Você foi uma das que mais desenhou! Obrigada pelo companheirismo! Bora uma segunda edição?

      Excluir
  2. Amei todos os desenhos, parabéns e obrigado Bel por permitir q eu tb pudesse participar dessa experiência incrível. Bjao fique bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por participar e passar por aqui, Marcos! Abraços e fique bem também!

      Excluir
  3. 84 anos anos depois kkk venho agradecer pela experiência! Amei muito, adorei a troca de desenhos, e saber um pouquinho de cantinhos especiais através de olhares tão diversos <3 Vê as imagens em conjunto, dialogando, ficou lindo! Um grande mosaico cheio de histórias :3
    (Isabela Lapa)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comentando super atrasada mas pra dizer que achei a coisa mais linda ver todos esses desenhos juntos 🌸🌸🌸

      Excluir

Tecnologia do Blogger.
Voltar ao Topo